Quais as vantagens do implante dentário?

implante-dentário

A recuperação da autoestima e melhoria da estética são obviamente as grandes vantagens do implante dentário. Contudo, o tratamento traz uma série de outros benefícios para o paciente. Confira!

Mastigação favorecida

A má oclusão também é um dos grandes motivos para realizar implantes dentários. A ausência de um ou mais dentes não permite uma mastigação eficiente e pode resultar em alguns problemas para o paciente. Além de comprometer os dentes vizinhos, ainda há riscos de desenvolvimento de problemas gastrointestinais, devido a má trituração dos alimentos.

As baixas taxas de insucesso são vantagens do implante dentário

Pacientes que optam por dentes implantados têm apenas 2% de chance de insucesso, graças ao avanço das técnicas de implantodontia. Essas taxas estão ligadas aos maus cuidados após a aplicação da prótese, principalmente com a falta de higiene adequada por parte dos pacientes.

É um tratamento praticamente indolor

Um dos maiores receios dos pacientes em um consultório odontológico é o de sentir dores durante um tratamento. No entanto, os implantes dentários são procedimentos muito seguros e que com os devidos cuidados são praticamente indolores, causando leves incômodos após o procedimento.

Recuperação rápida

A recuperação rápida é também uma das vantagens do implante dentário. As novas tecnologias de tratamento permitem que o paciente continue com suas atividades rotineiras, sendo apenas necessário a suspensão de atividades que demandam esforço físico por certo período.

Tratamento para todas as idades

Não há discriminação etária sobre quem pode realizar um implante dentário. Apesar de ser um tratamento mais comum entre pessoas dos 50 aos 60 anos, qualquer paciente que perdeu algum dente e deseja a arcada dentária completa, pode se submeter ao procedimento.

Pode ser feito logo após a extração do dente

O implante de carga imediata permite que o paciente tenha o sorriso restabelecido logo após a extração. Desta forma, o paciente sai do consultório odontológico com um dente provisório, sem comprometer sua autoestima e mastigação. O procedimento de carga imediata geralmente é feito em casos onde o paciente precisa de 5 ou mais dentes, mas também pode ser realizado para casos mais simples.

Não há desgaste dos dentes durante a implantação

Essa também é uma das grandes vantagens do implante dentário. O paciente não tem nenhum dente comprometido durante o tratamento, como acontece com outros procedimentos, como a Ponte, por exemplo. No caso dos implantes, os dentes são acomodados sem precisar desgastar os vizinhos.