Causas do ranger dos dentes

Principais causas do ranger dos dentes

Bruxismo como tratarMuitas noites mal dormidas e durante as manhãs são piores, pois com ela vem as dores de cabeça, dores na mandíbula, dores e mais dores. O que pode estar causando o ranger dos dentes? Bem, você pode estar com bruxismo.

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão causa desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, por isso qualquer dúvida que tenha procure sempre seu dentista ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.

Causas do ranger de dentes

Ansiedade, estresse, distúrbios do sono, mordida anormal, dentes desalinhados e também em arcada que faltam dentes ou que possuem dentes quebrados.

Existe também a possibilidade do bruxismo desenvolver em casos de doenças como Huntington e a doença de Parkinson. E alguns medicamentos psiquiátricos como, por exemplo, os antidepressivos, podem causar o bruxismo.

Sintomas do bruxismo

Desgaste e amolecimento dos dentes, além da dor de cabeça. Isso ocorre quando acontece um atrito muito intenso ou a compressão exagerada dos músculos da face levam a isquemia os vasos que entram em colapso.

Tratamento do bruxismo

Na consulta com seu dentista é a hora de expor o problema e, com isso, rever o que precisa ser feito. Se o seu problema é na arcada dentária seria bom arrumar, assim você respiraria melhor e não teria mais complicações.

Se o caso for de estresse ou ansiedade procure se acalmar, relaxar, tente meditar, não vá dormir irritado, nem pensando nos problemas. Tenha uma boa noite de sono, pratique mais exercícios físicos e mantenha uma alimentação mais saudável.

Em casos mais extremos, pode existir a necessidade de utilização de uma prótese dentária.