• PRÓTESE DENTÁRIA

Prótese Dentária

A prótese dentária (ou prótese dental) é o artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

A Prótese dentária pode ser classificada como Prótese fixa unitária (elementos isolados), Protese Fixa com mais de um elemento (pôntico), Prótese Parcial Removível (P.P.R.) ou Prótese Total (P.T.).

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

Repõe ou Restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível) popular ponte móvel; recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Prótese Dentaria - DF

marque-sua-consulta

  • Se preferir, ligamos para você!

Tipos de Prótese Dentária:

Existem basicamente dois tipos de prótese dentária, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes.

Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. 
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.

No caso da prótese removível, exite a vantagem de retirar a prótese para a higienização e para dormir.

Já na prótese fixa, uma estrutura é parafusada ou encaixada em implantes e dentes naturais.

Prótese Dentária – Por que usar?

O que leva uma pessoa usar uma prótese dentaria?

A perda de dentes pode ser provocada pela cárie, doenças das gengivas e por traumatismos. (Sendo as doenças de gengivas é a principal causa)

Por que devo usar prótese?

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias.  Também se dá a reabsorção do osso (desaparecimento, por absorção pelo organismo), que é o osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes. Para restaurar as funções: mastigatória, estética e fonética,  e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se a prótese dentária.

prótese

Bruxismo: Sinais e Sintomas

Prótese dentaria - Solução para Bruxismo-Ranger-dos-Dentes-1030x510

  • O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

  • Como Saber Se Tenho Bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

  • Como o Bruxismo é Tratado?

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados aos seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Fonte: Colgate

Prótese Dentária x Implante Dentário

Qual a Diferença?

As próteses dentárias fixas são recomendadas para quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Isso porque o molde precisa de outros dentes para servir de pilar e ser fixado.

No caso da prótese móvel, a famosa dentadura substitui toda a arcada perdida. Já o implante, pode substituir um dente ou a arcada inteira.

A técnica consiste em colocar um pino dentro do osso e, em cima dele, colocar o dente artificial.

Fonte: Terra

prótese dentaria Brasília
× Dúvidas? Pergunte aqui