Conheça os riscos de um aparelho dentário falso ‘pirata’

Conheça os riscos de um aparelho dentário falso 'pirata'

Os aparelhos ortodônticos são um procedimento que pode ser realizado por qualquer pessoa. O objetivo é o de alinhar os dentes, melhorando tanto a aparência quanto a saúde bucal. Existem diversos aparelhos no mercado com finalidades e estéticas diferentes, cada qual com suas respectivas vantagens e desvantagens. Recentemente, no entanto, cresce o número de jovens que estão utilizando aparelhos dentários falsos obtidos em camelôs, com fins puramente estéticos.

Essa moda altamente prejudicial, pode causar sérios problemas dentários, que incluem até mesmo a perda dos dentes. São aparelhos fabricados com produtos aleatórios, geralmente de baixa qualidade, que podem ser tóxicos e colocados sem nenhum acompanhamento profissional. Conheça os principais riscos que um aparelho ortodôntico pirata pode causar à saúde do usuário:

Material prejudicial:

Os aparelhos “piratas” vendidos em camelôs e em comércios não possuem autorização específica para produtos ortodônticos e são fabricados com materiais, que podem ser prejudiciais aos dentes e a gengiva. O seu uso pode causar danos ao esmalte dentário e favorecer o aparecimento de bactérias advindas da exposição desse material com a saliva. O uso de colas tóxicas para prender os aparelhos podem também causar lesões na mucosa da boca.

Deformações ortodônticas:

O uso indiscriminado dos aparelhos dentais “piratas” pode causar diversas deformações ortodônticas advindas de sua má colocação. Alguns desses problemas são o desalinhamento dentário, retrações gengivais, perda óssea, perda radicular e perda dos dentes. Sem nenhum parâmetro de posicionamento, força e intensidade do aparelho, outra deformação que pode acorrer é a giroversão, isto é, o dente girar aleatoriamente em torno do próprio eixo na boca.

Inflamações e infecções bucais:

Ao colocar o aparelho dentário sem orientação profissional, acompanhamento e manutenção, a pessoa pode também negligenciar a própria higienização, causando um acúmulo maior de resíduos, formação de placa bacteriana e a possibilidade de inflamação dos dentes. Além disto, a má colocação pode causar ferimentos nas gengivas em toda a mucosa da boca, resultando em infecções, que podem chegar a um nível grave.