Alimentos que clareiam e fortalecem os seus dentes

alimentos-claream-os-dentesA melhor forma de manter a saúde bucal, é ir ao dentista. Porém, a ingestão dos alimentos corretos é essencial para manter os dentes fortes, saudáveis e também sempre brancos, uma vez que muitos alimentos contêm propriedades adstringentes, clareadoras e protetoras do esmalte dentário. Confira abaixo uma lista com alguns dos melhores alimentos que auxiliam o clareamento natural dos dentes.

Brócolis: Os brócolis contêm ferro e cálcio e, juntos, esses nutrientes fornecem proteção ao esmalte dos dentes, além de estimularem a produção de saliva, que diminui as manchas nos dentes.

Queijos: os queijos contem uma proteína chamada caseína, que ajuda na reparação do esmalte dos dentes, além de conterem também cálcio e ferro. Os melhores queijos para o clareamento são os duros, como o Parmesão. Um único pedaço de queijo pode aumentar o fluxo salivar e ajudar na neutralização do pH da boca e a eliminar os restos de alimentos.

Maçã: a textura fibrosa da maça por si só já auxilia a limpeza dos dentes a cada mordida e estimula o fluxo de saliva na boca.

Abacaxi: a enzima bromelina contida no abacaxi age na boca como um removedor natural de manchas dos dentes, além de ajudar também a quebrar as placas que se acumulam, diminuindo a acidez que estragaria o esmalte dos dentes.

Uvas Passas: As uvas passas sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doença periodontal. Essas bactérias são responsáveis por produzir ácidos que destroem o esmalte dos dentes. Outra ação das uvas passas é estimular a produção de saliva na boca.

Morango: essa fruta contém uma substância chamada ácido málico, que é um adstringente natural e auxilia na retirada de manchas, além de possuir vitamina C, que combate o acúmulo de placas.

Pera: Assim como a maçã, a textura fibrosa da pêra auxilia a limpeza dos dentes em cada mordida, além de aumentar o fluxo salivar, protegendo os dentes contra cáries.

Leite: assim como o queijo, o leite é rico em cálcio, proteínas, ferro e ácido lático, que ajuda a combater o acúmulo de bactérias nos dentes e auxiliam a sua remineralização.

Cenoura: A cenoura é rica em vitamina A, que é necessária para a composição do esmalte dentário. Além do mais, comer cenoura crua estimula a salivação.