Algumas dicas para ajudá-lo na adaptação com o aparelho

Os aparelhos dentários são utilizados por boa parte da população e tem o objetivo de deixar os dentes corretos e uniformes. Porém, ainda são extremamente temidos, principalmente pelo período de adaptação, muitas vezes doloroso. Uma das estratégias que mais ajudam as pessoas a passar por todo o período de adaptação é a lembrança de que o aparelho no futuro as deixará com a mastigação correta, os dentes alinhados e um sorriso muito mais brilhante e uniforme. Além desse pensamento, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar pessoas a se adaptar aos aparelhos:

Corte bem os alimentos antes de comer: Para facilitar a sua mastigação, corte bem os alimentos em pedaços pequenos e mastigue-os lentamente.

Dê preferência a alimentos, que não exijam força para mastigar e que não grudem nos aparelhos, como sopas, purês, peixes, frutas maduras, verduras cozidas, dentre outros. Por outro lado, evite comer doces, principalmente chocolates e chicletes, amendoins, carnes muito duras, e outros. Coma também alimentos ricos em vitamina C, pois eles ajudam a adaptação da gengiva.

Use cera dentária e compressa de água morna: A cera dentária ajuda a prevenir ferimentos causados por partes do aparelho. Faça um bolinho de cera e coloque sobre o local para cobri-lo. Da mesma forma, utilizar compressas de água morna ajuda a diminuir as dores musculares causadas pela pressão do aparelho.

Escove os dentes de três a cinco vezes ao dia, pois o aparelho acumula muitos resíduos. Para facilitar, coloque sempre escovas e pastas de dente em todas as suas bolsas ou mochilas. Assim não corres o risco de não poder escovar os dentes.

Não tenha medo de mascar chicletes: Um bom chiclete, que não fique enganchando no aparelho, pode inclusive ajudar a relaxar a musculatura e aliviar as dores, além de retirar alimentos que ficam presos no aparelho e ajudar você a se acostumar com a mastigação. Apenas tenha o cuidado de obter produtos sem açúcar.

No caso das meninas, invista em uma maquiagem nos olhos até se acostumar: No início, é muito comum que você se sinta feia ou estranha usando um aparelho. Se você não se sentir bem nos primeiros momentos, use a estratégia de maquiar mais os olhos para tirar o foco do aparelho, até você se acostumar com essa sua nova aparência.