Dicas para o pós-operatório de extração do siso

Muitas pessoas têm problemas após a extração do siso. Alguns se sentem mal e com certo enjoo, já em outros casos, é possível que ocorram sangramentos e dores muito fortes por causa do procedimento. Para isso, é preciso tomar certos cuidados.

Tais cuidados são necessários para garantir a boa cicatrização dos tecidos, tendo a certeza que nenhum problema muito mais grave irá acontecer.

Afinal, até as rotinas mais comuns podem causar problemas quando se faz uma cirurgia, ainda mais uma tão sensível quanto no siso.

Sempre é importante destacar o quanto é importante a extração do siso, principalmente quando se tem altas tendências a inflamações, como algumas pessoas possuem, embora em muitos casos a utilização de uma prótese maleável possa ser uma alternativa.

Embora não seja uma cirurgia complexa, ela é bastante invasiva, conforme informado no começo do texto, podendo ser feita na clínica e sem a necessidade de estar em um ambiente totalmente hospitalar. A recuperação é bastante rápida.

Logo após a cirurgia, a pessoa já pode voltar para casa normalmente, afinal, a anestesia é aplicada apenas no local, fazendo com que qualquer efeito desapareça após algumas horas.

Lembrando que, por ser em uma clínica, tudo é bem seguro, usando vários equipamentos que variam desde mascara de algodão lavável até outros mais complexos.

Sendo assim, é possível destacar alguns problemas comuns caso não cuide direto do pós-operatório na retirado do siso, como:

  • Dores constantes no lugar da cirurgia;
  • Sangramentos;
  • Inflamações na região ou na gengiva;
  • Infecções.

Sendo assim, separamos algumas dicas interessantes que podem ser a diferença entre um pós-operatório bem realizado e que não traz muitas consequências para o paciente, podendo ou não a clínica ter usado um microscópio eletrônico odontologico.

1. É preciso manter repouso

Embora a cirurgia seja simples e o pós-operatório não seja tão complicado, é importante manter o repouso após o acontecimento, afinal, apesar de não ser complexa, ainda é uma cirurgia e ela pode acabar trazendo complicações sem os devidos cuidados.

Portanto, manter o repouso, evitar atividades físicas e rotineiras durante pelo menos 3 dias pode ser uma boa alternativa para evitar maiores problemas.

As primeiras 24 horas são as mais importantes, por isso saiba dosar bem elas. A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas sempre siga as orientações do especialista.

2. Respeite o horário dos medicamentos

É muito provável que o dentista oriente alguns analgésicos e medicamentos que podem acelerar a cicatrização do corte e que diminua a dor do paciente.

Portanto, é preciso seguir à risca as recomendações médicas para que não ocorram maiores problemas, como os destacados em trechos iniciais do texto.

Para isso, é importante não se automedicar e seguir fielmente os horários dos medicamentos, para que assim, a recuperação seja mais rápida, eficaz e evite que o paciente tenha que voltar ao dentista por problemas maiores.

3. Evite falar muito

Da mesma forma como é utilizado o aparelho para medir pressão digital para evitar problemas de pressão, é necessário evitar falar muito durante o pós-operatório da retirada do siso, evitando também que inflamações aconteçam.

Isso porque os movimentos da mandíbula podem abrir o corte ou causar inflamações, fazendo com que o paciente tenha de passar por outros procedimentos para garantir a sua saúde e segurança. Não precisa ficar quieto, apenas busque falar o mínimo.

4. Adapte a sua alimentação

Como o local onde a cirurgia foi realizada estará mais sensível, é necessário que ao menos nos primeiros dias se tome muito cuidado com o que irá comer.

Os restos de alimentos podem causar infecções, sem mencionar no esforço para triturar os alimentos com a retirada do siso.

Ou seja, busque alimentos mais leves e que não sejam muito difíceis de mastigar. Se for possível, as sopas são as mais indicadas por não serem difíceis de comer e os alimentos nela contidos serem fáceis de mastigar, fazendo com que a mastigação seja mínima.

5. Escove os dentes delicadamente

Busque escovar os dentes com delicadeza e calma, com paciência. A pressa e a força podem ser grandes inimigas neste momento, fazendo com que os possíveis curativos acabem sendo desfeitos, abrindo o corte e causando problemas para o paciente.

Portanto, tenha bastante calma, faça movimentos circulares e precisos com a escova, garanta que o local está higienizado para que infecções não aconteçam, mas evite ao máximo utilizar força. Seus dentes e sua saúde irão agradecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A Siga Odontologia está no mercado há 18 anos e neste período nossa equipe de especialistas já transformaram centenas de sorrisos.

Preencha nosso formulário online ou nos envie uma mensagem, se desejar nos ligamos para você.