Cuidados ao procurar um dentista

Cuidados que se deve ter ao procurar um dentista

Hoje falaremos sobre um assunto muito importante. A higiene no consultório dentário. Manter uma boa higiene bucal é fundamental para saúde dos seres humanos. Porém nunca nos perguntamos sobre a higiene do consultório. O que acontece se não estiver higienizado?

Doenças

Doenças infecto contagiosas que podem ser transmitidas pelo ar são comuns em qualquer local. Contudo devido as normas da vigilância sanitária cada vez mais rígidas encontramos consultórios mais adequados em biossegurança.

Prevenção

Hoje em dia temos um termo novo que representa a prevenção de doenças nos consultórios, é chamada de biossegurança. Que consiste em segurança tanto para o paciente quanto para o dentista. Em 1980, quando entravamos em um consultório, o dentista estava com roupas brancas, materiais esterilizados e luvas, fazia o procedimento e mandava embora.
Hoje vemos uma preocupação maior. Além de luvas, eles usam máscaras, materiais esterilizados de forma mais rígida, materiais descartáveis, touca e avental. Tudo isso para eliminar qualquer foco de contaminação. Como os procedimentos na cadeira do dentista consiste em saliva e sangue, o risco de contaminação é grande, mas com uma boa higiene o risco de contrair qualquer doença é quase nula.

E claro a limpeza do ambiente também é muito importante. A limpeza é um ponto importante para a Siga Odontologia. Visamos o bem estar dos pacientes desde a entrada em nossa clínica até o momento que ele retorne para sua residência. Por isso, estamos sempre atualizados nos principais reagentes para que nosso ambiente seja sempre isento de contaminação.

Esses cuidados básicos mostram como o profissional da área da saúde lida com a biossegurança de seus pacientes, por isso esteja sempre de olho nos locais que você frequenta. É recomendável que procure sempre os dentistas credenciados e as clínicas que são referência na saúde bucal.