como tratar a placa bacteriana

Como tratar a placa bacteriana?

como tratar a placa bacteriana

A placa bacteriana nada mais é do que uma película sem cor e pegajosa, que compreende as bactérias e os restos de alimentos que se formam sobre os dentes do indivíduo. É a maior causa da gengivite e da cárie e se não for removida todos os dias, pode endurecer e formar o tártaro.

Vale citar que todos temos placa bacteriana. Isso porque as bactérias estão presentes em nossa boca, sendo que elas se aproveitam dos nutrientes contidos na comida que consumimos e na que fica na saliva para se proliferar. A placa causa a cárie, pois produz ácidos, que afetam os dentes, geralmente após as refeições. Ao sofrer estes ataques contínuos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e facilitar o caminho para a formação de cáries. Se não for retirada, a placa bacteriana pode ainda causar uma irritação na gengiva em torno dos dentes e causar a gengivite, perda dos dentes e a periodontite.

Evitar a formação de placas é bem simples. É mais do que recomendado escovar os dentes ao menos três vezes por dia, especialmente depois das refeições, para remover a placa dos dentes. Não se esqueça de usar o fio dental todos os dias para remover a placa bacteriana que fica instalada entre os dentes. É importante também limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, principalmente os que grudam nos dentes.

O tratamento da placa bacteriana também é simples. O paciente terá que ir a uma clínica odontológica para que ele possa, através de uma raspagem, remover a placa e o tártaro. Dessa forma os dentes ficam limpos e livres da placa bacteriana. Visite seu dentista regularmente, ao menos a cada seis meses, para que ele possa conferir como anda a sua saúde bucal, e fazer um tratamento dentário, se necessário.