Cistos bucais

O cisto é uma cavidade patológica revestida de epitélio que pode conter fluidos ou restos celulares. Classificam-se em cistos odontogênicos e não-odontogênicos.
Os cistos odontogênicos dividem-se em: de desenvolvimento e inflamatórios.

Cistos odontogênicos de desenvolvimento:

Cisto dentigero: é o mais comum cisto de desenvolvimento e envolve a coroa de um dente incluso e está unido ao dente pela divisão da coroa com a raiz. Pode haver hipoplasia do esmalte do dente envolvido. É assintomático e descoberto por exame radiográfico quando do atraso de erupção de algum dente. Em alguns casos pode reabsorver a raiz do dente vizinho. O tratamento é a remoção cuidadosa do cisto para erupção do dente ou a sua remoção.
Queratocisto odontogênico: em sua maioria são assintomáticos e descobertos em radiografias. Quando grandes podem provocar dor e inchaço ou não. Eles crescem por dentro do osso sem causar expansão óssea. Os cistos devem ser removidos e o osso curetado. Alguns cirurgiões preconizam a cauterização da região após a remoção devido à alta taxa de recidiva.
Cisto alveolar do recém-nascido: São pequenos cistos superficiais contendo queratina, encontrados na mucosa alveolar de recém-nascidos. Desaparecem espontaneamente após rompimento.

Cistos odontogênicos Inflamatórios:

Cisto periapical: é o cisto mais comum da cavidade oral. Desenvolve-se em resposta à morte e necrose pulpar. Forma um granuloma na ponta do dente (periápice). O granuloma forma-se a partir da luta das células de defesa do organismo (os macrófagos e os linfócitos T principalmente), contra os micro-organismos. Serve para impedir a disseminação da doença. A partir do granuloma há proliferação epitelial formando o revestimento. Então está formado o cisto periapical.
Normalmente são assintomáticos, isto é, não há relato de dor. Podem ser descobertos pela radiografia, aparecendo como uma bolinha na ponta da raiz do dente. Pode ser feito o tratamento de canal com remoção cirúrgica do cisto ou remoção do dente envolvido com curetagem do osso.

Áreas odontológicas relacionadas

As especialidades odontológicas mais indicadas para o diagnóstico e tratamento dos cistos bucais são a Endodontia e a Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

11 respostas
  1. Adálio Rodrigues de Matos
    Adálio Rodrigues de Matos says:

    Qual o perigo dos cistos em dentes com canal? Podem evoluir para um câncer?

    Fui para um dentista e me diagnosticaram com um cisto. Ainda está na fase de investigação. Vou ter que fazer uma tomografia. Apareceu uma bolha de sangue na gengiva. Estou preocupadíssimo.

    Responder
    • Josafá Martins
      Josafá Martins says:

      Bom dia Adálio,

      Neste caso o ideal é vc procurar um bom especialista em endodontia, não temos como da um diagnostico sem uma consulta(exame clinico em consultório).

      Responder
  2. Roberta
    Roberta says:

    Uso uma fixa a 8anos e agora no dente da frente está dolorido e sinto por dentro do começo do nariz uma bola por dentro de aperto foi o dente.to aflita vou fazer radiografia

    Responder
  3. Eliane oliveira
    Eliane oliveira says:

    Tenho um cisto bucal indolor no dente 12 já com perda óssea e já contaminou o canino 13,o dentista disse q o melhor e retirar o dente 12 ,remover o cisto ,porém fara a cirurgia com anestesia geral pq sou hipertensa e mto nervosa,ele disse q preciso fazer o canal do canino ,minha pergunta é,posso fazer td isso e tratar o canal do canino no mesmo tempo,pra aproveitar já q vou estar anestesiada?PPR favor respondam

    Responder
    • Josafá Martins
      Josafá Martins says:

      Oi Eliane,
      Como se trata de um caso bem complexo aconselho a ligar e marcar uma avaliação com um de nossos especialista, ligue e marque sem compromisso F: 3964 3434 Asa Sul ou 3326 8484 Asa Norte

      Responder
    • Estudante de odonto
      Estudante de odonto says:

      Você não pode fazer os dois até porque cirurgia é um processo que deve estar livre de bactérias. O correto é fazer a cirurgia, esperar cicatrizar para tratar o canal, se o procedimento não for de urgência. Mas, o mais correto é buscar orientação do seu dentista 💋

      Responder
  4. josilene
    josilene says:

    Bom dia, fiz a extração dos sisos,faz 2 meses porém o último dente lascou e ficou 2 pontinhas cutucando a bochecha onde ficou aparentemente uma espícula óssea, conforme essas pontinhas foram cutucando a bochecha, começou a crescer uma bolinha, arrumei o dente que quebrou mas essa bolinha continua lá, o dentista recomendou que passasse água oxigenada e alegou que seria um cisto devido a trauma que o dente estava causando na bochecha, não sei o que pensar mais, e estou com medo disso, obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *