O que pode acontecer se eu não corrigir meus dentes?
Dentes tortos e mal posicionados podem causar danos na estética facial, na saúde bucal, na A.T.M, e nas funções gerais da boca como a fala, a deglutição e a mastigação. Pode também atrapalhar na higienização dos dentes e facilitar o acúmulo de tártaros e o aparecimento do mau hálito.
Qual a idade ideal para levar meu filho no ortodontista?
Cada criança possui problemas peculiares não existindo uma idade padrão para o início do
tratamento ortodôntico. Em geral, a partir dos 05 anos já se deve fazer uma avaliação com o ortodontista que poderá diagnosticar problemas precoces ou simplesmente acompanhar o desenvolvimento da dentição e da face do paciente.
Um bom tratamento ortodôntico leva o paciente a ter uma boa mastigação, melhorando a saúde, facilitando a higienização e prolongando a vida dos dentes, além de promover a estética para manter um bom relacionamento social, seja na infância ou na fase adulta, interferindo diretamente em sua autoestima.
Quer saber mais?
Ortodontia Implantes e ortopedia facial é a especialidade odontológica responsável por diagnosticar e tratar problemas bucais relacionados ao mau posicionamento dos dentes e dos ossos. Dentes tortos e ossos em desarmonia podem causar danos em diversos aspectos, como por exemplo:
- Na estética facial em que o sorriso e o rosto podem ficar bastante prejudicados acarretando queda na autoestima em adultos ou crianças, podendo causar problemas psicológicos e sociais. A aparência sempre foi uma das preocupações do ser humano. O belo abre as portas para muitas oportunidades. É claro que o conceito de beleza é variável, porém existe um consenso geral quando se fala do sorriso, pois a boca é um detalhe muito importante da expressão humana. Durante uma conversa, frequentemente, estamos com a atenção voltada para a boca do nosso interlocutor, já que a comunicação também ocorre pela leitura labial. Vale à pena preocupar-se com seu sorriso, ele é um importante fator para a obtenção do seu sucesso;
- Nas funções bucais como a fala, a deglutição e a mastigação que também podem ser prejudicadas de diversas formas, e até mesmo na articulação da mandíbula com o crânio (ATM) que pode ter suas funções alteradas e desencadear dores, estalos e outros sintomas. Dentes e ossos maxilares bem posicionados e bem relacionados entre si promovem uma boa mastigação e deglutição e um bom aproveitamento dos alimentos ingeridos, além de evitar alterações fonéticas e riscos para uma eventual crise de ATM e dor orofacial;
Descalcificações, tártaros e consequentemente cáries e gengivites podem ocorrer devido à dificuldade de se higienizar dentes tortos e “encavalados” e suas regiões adjacentes. O bom posicionamento dentário possibilita uma higienização dentária mais fácil e completa, prevenindo assim cáries e doenças da gengiva. Algumas situações podem, desde cedo, contribuir para o mau posicionamento dentário e ósseo como, por exemplo, hábitos adquiridos de chupar dedo, roer unha, ranger os dentes ao dormir, dormir com a mão apoiada no rosto e a obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores em que a criança acaba respirando só pela boca. Observe com atenção a ocorrência desses problemas e de alterações nos dentes e na face de suas crianças. Uma intervenção preventiva pode evitar complicações severas e permitir um tratamento mais rápido e tranquilo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!