• Comer e sorrir sem medo não tem preço.

Protocolo Dental

prótese protocolo

Protocolo dental

O que é protocolo dentário?

O protocolo dentário é um tipo de prótese dentária fixa, utilizado em pacientes que perderam todos os dentes da boca, de forma a restaurar seu sorriso, a estética da boca, e todas as suas funcionalidades, como a fala e a mastigação.

É, portanto, um tipo de prótese fixa, porém mais confortável e segura de ser utilizada. Ela pode ser colocada no lugar dos dentes superiores, dos dentes inferiores, ou de ambos, reconstruindo de forma completa o sorriso do paciente.

marque-sua-consulta

  • Se preferir, ligamos para você!

Como é realizado o protocolo dentário?

A colocação do protocole dentário é um procedimento especializado e complexo, que envolve técnica e muitos passos para a sua correta realização. Portanto, deve ser feito por um dentista especializado e experiente no procedimento.

A primeira etapa do procedimento é a colocação dos implantes dentários. O número de implantes colocados vai depender de inúmeros fatores, dentre eles o tamanho da boca do paciente, a qualidade e a saúde dos ossos, o tamanho da prótese e a quantidade de dentes nela contida, dentre outros.

Após a colocação dos implantes, que é feito de titânio, material ultra resistente e totalmente seguro, o protocolo dental é fixado com componentes nos implantes instalados na boca do paciente. Esses componentes podem ser afrouxados pelo dentista no futuro para reparos ou retirada total da prótese, caso necessário.

Quais são as vantagens da prótese dentária fixa do tipo protocolo?

A prótese dentária fixa do tipo protocolo constitui um dos melhores tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado atualmente, graças ao desenvolvimento tecnológico empregados nos tratamentos odontológicos.

Os materiais utilizados na confecção da prótese são de alta qualidade, os dentes são feitos de cerâmica, resina ou zircônia.

Outras vantagens do uso desta prótese incluem:

  • Permite melhor funcionalidade para o paciente;
  • É mais natural;
  • Pode ser usada constantemente, sem a necessidade de retirá-la todos os dias como uma dentadura comum;
  • Aumenta a auto-estima do paciente;
  • Permite o sorriso sem que os outros percebam que o paciente possui prótese;
  • Não impõe restrições alimentares para o paciente;
  • Pode ser retirada completamente para reparos;
  • Possui fácil higienização;
  • É mais confortável de ser utilizada;
  • Dentre outras

De qualquer forma, o procedimento de colocação de um protocolo dental é complexo, e exige um profissional capacitado para sua realização, evitando problemas na cirurgia ou no pós operatório, além de garantir o resultado esperado, um sorriso bonito e natural com dentes totalmente funcionais!

Depois de implantado o protocolo dental, o paciente deve realizar visitas regulares ao dentista para manutenção e manter uma higiene bucal adequada, para garantir a durabilidade do seu novo sorriso.

COMO HIGIENIZAR A SUA PRÓTESE DENTÁRIA FIXA DO TIPO PROTOCOLO

O protocolo dentário é instalado na boca do paciente sobre implantes metálicos, e fixado com parafusos através de uma placa. Uma gengiva artificial é colocada juntamente com os dentes, feita do mesmo material, e ela é responsável pelo maior dilema entre dentista e paciente, no que diz respeito a colocação desse tipo de prótese.

Isso porque os pacientes querem que o espaço entre a prótese e a gengiva seja o menor possível, pois eles tem medo de que a prótese apareça no sorriso forçado, ou que o resultado final não fique natural, por exemplo.

Mas isso não ocorre, e o resultado é sempre muito natural. Acontece que certo espaço entre a prótese e a gengiva é necessário para a correta higienização do protocolo dentário.

A higienização é muito importante para a conservação da prótese e para a manutenção da saúde bucal, e pode ser feita de três formas principais:

  • Através de escovas de dente próprias e específicas para esse fim, chamadas de escovas interdentais. Elas são pequenas e conseguem entrar nos espaços entre os implantes e a prótese, para retirar o excesso de alimento ali acumulado.
  • Através do uso do fio dental: quando os espaços entre os implantes e a prótese são menores, o uso do fio dental é fundamental, para retirada de excesso de alimentos e evitar a formação de placas bacteriana. Existem fios dentais específicos para a limpeza de protocolos dentários.
  • Através do uso de sistemas de irrigação, ou aparelhos portáteis de limpeza, que geram jatos de água. Eles são eficientes e fáceis de usar, removendo restos de alimentos e evitando a formação de placas.
× Dúvidas? Pergunte aqui