extracao-dente-do-siso-ciso-tirar-dente

Dentes do Siso

Os dentes do siso são os últimos dentes a se desenvolverem e normalmente ocorre a formação de quatro, um em cada canto da boca que geralmente erupcionam entre os 16 e 25 anos de idade. Em alguns casos menos frequentes pode haver a formação de menos de quatro sisos ou de nenhum (agenesia).

Dentes do SisoOutras pessoas podem possuir mais dentes além dos terceiros molares (supranumerários). É comum o siso não erupcionar  por falta de espaço ou devido a uma inclinação inadequada tornando-o impactado em ambos os casos, já que é o último dente a nascer.

Quando o siso fica impactado pode causar o deslocamento de outros dentes e o desenvolvimento de cárie, principalmente na parte de trás do segundo molar. As cáries podem se tornar grandes e muito difíceis de serem visualizadas, devido à sua posição, causando grande destruição do dente.

Alguns dos problemas dos Dentes do Siso

Além disso, a impactação do siso pode causar reabsorções de dentes vizinhos, dor e possíveis lesões císticas. Se o dente erupcionar parcialmente, ele pode gerar uma infecção chamada pericoronarite. A pericoronarite é a infecção dos tecidos moles que rodeiam um dente parcialmente irrompido, um quadro que gera muita dor para o paciente, além de inchaço e irritação local. Ocorre pela dificuldade de higienização e consequente acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos que se juntam entre a gengiva e o dente parcialmente interrompido, onde a escova não alcança, formando colônias de bactérias e a infecção. A infecção pode causar dor intensa refletida para a cabeça e ouvido, trismo (dificuldade de abrir a boca), dificuldade para engolir, inchaço da face, secreção purulenta, mau hálito, febre e mal estar.

Nesses casos o dentista fará uma antibioticoterapia e limpeza com enxaguatórios antissépticos, acompanhando o processo até que a infecção ceda. Depois é feita a remoção do siso envolvido.

Normalmente os dentes do siso são extraídos por não encontrarem espaço na arcada e causarem grandes inconvenientes. Caso os dentes não tenham irrompido por volta dos 18 anos, procure o dentista. Por meio do exame clínico e radiográfico ele poderá diagnosticar a necessidade de remoção cirúrgica dos dentes ou não.

Áreas odontológicas relacionadas

As especialidades odontológicas mais indicadas para o diagnóstico e tratamento de dentes sisos não irrompidos ou com problemas são a Ortopedia facial e a cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e a Ortodontia em Brasília.

1. Edvania
    Edvania says:

tenho um dente siso infeccionado,sinto muita dor….meu dente siso fica no lado esquerdo inferior e ele pode causar dor nos dentes superior também, ???

• Josafá Martins
      Josafá Martins says:

Oi Edvania,

A principio não, aconselho vc a marcar uma avaliação com um bom profissional, ele vai lhe pedir uma radiografia e com ela ele vai poder lhe indicar o melhor tratamento.